domingo, 7 de setembro de 2008

Neste dia 8 de setembro o mundo todo comemora o Dia da Alfabetização. A data foi instituída em 1970 pela Unesco e, a cada ano, governantes de todo o mundo discutem os caminhos para erradicar o analfabetismo.
A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.
A alfabetização é um forte instrumento de inclusão social e é um fator determinante de mudança e um instrumento prático de poder no que respeita às três vertentes principais do desenvolvimento sustentável: o desenvolvimento econômico, o desenvolvimento social e a proteção do ambiente.
A alfabetização está no centro do desenvolvimento sustentável, é uma parte integrante da educação para todos e que esses aspectos se revestem de uma importância crucial para a realização de um desenvolvimento realmente sustentável para todos.

Nenhum comentário:

21 de setembro - Dia da Árvore